Vídeo aulas veterinárias

RSS

e-Books veterinários

Raio-X digital em cães e gatos
Juan Blancas

Raio-X digital em cães e gatos

Saiba como funciona o processo de raio-x digital em cães e gatos e que tipo de facilidades esse exame de imagem pode trazer para os profissionais da medicina veterinária

Facilitando a análise de diferentes partes do corpo dos cachorros e gatos, o raio-X digital é contra indicado apenas em situações extremamente específicas, como quando o animal tem muita dor e, por algum motivo, não pode ser sedado ou anestesiado para se sentir mais confortável (ou quando apresenta uma dificuldade respiratória extrema); porém, assim que assistidos de forma correta, poderão ser reencaminhados para o setor de raio-x.

Lembrando que há uma contra indicação em relação à presença de mulheres gestantes e de menores de idade na sala de exames; fora destas exceções, dificilmente um pet não poderá realizar o rx digital para uma investigação de seu estado de saúde.

As regiões mais comuns em que esse tipo de exame de imagem é requisitado e suas aplicações são as seguintes:

Músculo esquelético
Usado para a verificação de fraturas, bem como verificar seu processo de consolidação/cicatrização;identificar luxações articulares; doenças ósseas relacionadas ao crescimento; processos degenerativos ósseos a articulares bem como a identificação de infecções e doenças neoplásicas ósseas.

Região torácica
Permite uma análise ampla da região, possibilitando a identificação, principalmente, de algumas patologias cardiovasculares e pulmonares - incluindo a presença de tumores e metástases. Possibilita, ainda, a avaliação da região mediastinal e pleural, assim como dos segmentos torácicos do esôfago e traquéia.

Região abdominal
Seu estudo pelo meio do raio-x é limitado para esta região, por tratar da avaliação de tecidos moles, porém, pode ser usado como uma ferramenta adicional ao exame ultrassonográfico, que é o de escolha, e algumas aplicações são listadas abaixo:

- Sistema digestivo
Permite a pesquisa e a localização de corpos estranhos radiopacos ingeridos, possibilitando, em muitos casos, detectar um processo obstrutivo secundário, identificar a torção gástrica e a avaliação do grau de retenção fecal, entre outros.

- Sistemas urinário e genital
Permite a pesquisa de cálculos radiopacos em vias urinárias e a realização da contagem fetal a partir do 45º dia de gestação, entre outros.

Crânio
Seu estudo pelo meio do raio-x é limitado, sendo que os exames de eleição para avaliar suas porções ósseas e sistema nervoso central (incluindo os demais tecidos moles), são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, respectivamente; sendo que ambos, salvo raríssimas exceções, necessitam do uso de anestesia geral para a sua realização. Sua avaliação radiográfica tem, ainda, aplicações como: avaliação da dentição, das articulações temporomandibulares (ATMs), cavidade nasal, seios frontais, fraturas e identificação de neoplasias ósseas.


Coluna vertebral

Seu estudo pelo meio do raio-x também é limitado, e o exame de eleição para a sua avaliação é a ressonância magnética. A avaliação radiográfica da coluna vertebral tem, ainda, aplicações como a detecção de fraturas e luxações, anormalidades ósseas e alterações degenerativas (como o “bico de papagaio”); também sendo usada como exame de triagem para casos de possíveis discopatias.

Dentre as principais aplicações do exame radiográfico em cães e gatos, podemos citar:

-Fraturas e luxações ósseas;

-Artroses;

-Doenças do processo de crescimento ou alterações da postura do animal;

-Tumores ósseos;

-Doenças pulmonares, bem como neoplasias pulmonares;

-Alterações da silhueta cardíaca.

 

É preciso ter em mente que, para que o raio-X digital em cães e gatos possa trazer facilidades no diagnóstico e no tratamento de animais, é necessário contar com a capacidade de um profissional veterinário suficientemente preparado para interpretar os exames de imagem.

Em função disso, cada vez mais cursos e processos de capacitação de profissionais veterinários em exames de imagem se apresentam no mercado de hoje - oferecendo a oportunidade de uma preparação melhor por parte dos médicos e, consequentemente, chances cada vez maiores de sucesso por meio de diagnósticos precisos e com o poder de indicar os caminhos certos para o tratamento e a cura das mais variadas patologias.


Fonte: Cachorro Gato

  • Conheça o serviço de laudos de Raio-x da Ferox: Tele Radiologia

    Gostou da informação? Compartilhe nas suas redes sociais!


Print
7516 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x