Vídeo aulas veterinárias

RSS

e-Books veterinários

Cardiologista, sim senhor!
Juan Blancas

Cardiologista, sim senhor!

CFMV aprova o título de especialista em Cardiologia Veterinária

 

Na Medicina Veterinária há um leque de possibilidades de atuação. As áreas de ação estão se organizando e emitindo títulos de especialidade para o profissional que deseja ir a fundo em um determinado ramo. Foi assim com a Homeopatia, a Acupuntura e a Clínica de Pequenos Animais, por exemplo. Agora é a vez da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV, São Paulo/SP) comemorar a aprovação do título de especialidade, de acordo com o que dispõe a Resolução CFMV nº 935, de 2009.

A presidente da SBCV, Lilian Caram Petrus, recorda que foram seis anos para se habilitar a conceder o título de especialista em Cardiologia Veterinária. “As duas gestões anteriores, presididas pelo médico-veterinário Guilherme Goldfeder, enviou para avaliação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) toda a documentação necessária. Foram realizadas algumas correções e, em fevereiro deste ano, a solicitação da SBCV foi aceita pelo CFMV”.

Com a aprovação do CFMV, a SBCV, explica Lilian, deverá formar a primeira banca avaliadora, composta por profissionais que já são diplomados em Cardiologia Veterinária pelo Colégio Americano e Colégio Europeu de Medicina Interna. Nesta fase, segundo ela, será realizada a prova para os primeiros candidatos ao título. “Com os primeiros titulados já selecionados, a SBCV passará a disponibilizar a prova anualmente, conforme instruções que em breve estarão disponíveis no site da entidade”.

A presidente da sociedade explica que o título é de grande importância para o profissional, pois eles passam a ser reconhecidos como detentores de conhecimento mínimo para atuação na área de Cardiologia Veterinária. “Essa é uma especialidade que angariou simpatizantes nos últimos anos no Brasil. Além disso, médicos-veterinários fazem cursos de pós-graduação nesta área. Portanto, é de fundamental importância que seja realizado uma avaliação destes profissionais quanto ao seu conhecimento”.

O especialista em Cardiologia Veterinária é o profissional que fará atendimento clínico-cardiológico de cães e gatos. “Além de outras espécies de animais como cavalos e animais silvestres. Do mesmo modo, sabemos que estarão habilitados para a realização de exames eco e eletrocardiográficos”, afirma a presidente da SBCV.

 

Fonte: Revista Cães e Gatos

---------

Quer saber mais sobre Cardiologia Veterinária? Aqui no nosso blog temos muitos materiais, que vão ajudar a aumentar o conhecimento e tirar dúvidas da área. 


 

Print
5612 Rate this article:
Sem nota

Please login or register to post comments.

x