Vídeo aulas veterinárias

RSS

e-Books veterinários

5 fatores que causam interferência no ECG veterinário
Juan Blancas
/ Categorias: Pequenos animais, Ferox

5 fatores que causam interferência no ECG veterinário

Conheça as principais fontes de problemas no eletrocardiograma e como evitá-las

A cardiologia veterinária representa uma das especialidades mais importantes e complexas da medicina veterinária. Isso se deve ao fato de que, independente do sistema corpóreo afetado, é quase impossível não existir uma correlação cardíaca e circulatória.

O eletrocardiograma veterinário é considerado o exame inicial de qualquer consulta e é indicado em muitos cenários. Diante de sintomas cardiorrespiratórios, o ECG deve ser a primeira medida para se obter um diagnóstico correto e, por consequência, um tratamento eficaz. O exame também é necessário em casos de avaliação pré-operatória de qualquer natureza, além de ser indicado realizá-lo anualmente em cães e gatos a partir dos 6 anos.

Para garantir um resultado eficaz do eletrocardiograma, é necessário que o profissional, além de saber realizar o exame de forma adequada, fique atento a possíveis influências externas. Abaixo listamos os 5 fatores principais que podem causar interferências no ECG.

Interferências eletromagnéticas

O corpo do animal, assim como o humano, é um condutor de eletricidade e funciona como uma espécie de antena natural. Por isso, pode captar variações eletromagnéticas do ambiente, gerando voltagens diferentes, que são captadas pelos eletrodos do ECG.

As origens desses campos eletromagnéticos podem ser as mais variadas, como tomadas, fiação de rede elétrica, lâmpadas fluorescentes, antenas de rádio e TV e até mesmo de um celular. No caso de salas de cirurgia, as interferências podem ser causadas por: colchões térmicos – existem modelos que possuem um isolamento mais eficaz; bisturi elétrico; equipamentos ultrassônicos de odontologia.

Interferências musculares

Assim como o coração, todo músculo do corpo gera uma voltagem ao se movimentar. Como os pequenos animais possuem entre 180 a 200 músculos, os eletrodos podem captar qualquer voltagem gerada por eles, causando assim interferências no eletrocardiograma.

Além disso, alguns animais podem ficar ansiosos ao realizar o exame, aumentando o ritmo cardíaco e respiratório. Nesses casos, não existe uma forma técnica de resolver o problema. O que deve ser feito é acalmar o paciente e esperar a normalização do ritmo.

Interferências no eletrodo

Ao colocar um eletrodo sobre a pele de um paciente, surge uma voltagem natural desse contato. Em alguns casos, essa voltagem pode ser maior do que a gerada pelo coração, causando uma interferência no exame.

Para minimizar o efeito dessas interferências, indica-se usar um eletrocardiógrafo digital de boa qualidade, dessa forma obtém-se um resultado mais confiável. Além disso, existe uma série de boas práticas ao se realizar um eletrocardiograma, como a colocação dos eletrodos de forma correta, umidificação com álcool ou gel condutor, entre outros.

Erros humanos

Realizar um eletrocardiograma não é um procedimento complicado. Entretanto, é necessário cuidado e atenção para que pequenos erros não acabem atrapalhando o processo.

Existem algumas práticas que são mais comuns em causar interferência em um ECG: preparação incorreta do paciente; uso de álcool ou gel inadequados; mau posicionamento dos eletrodos; ligação incorreta dos cabos do equipamento.

Limitações e/ou defeitos no equipamento

Um aparelho de eletrocardiograma precisa captar com sensibilidade e precisão a voltagem gerada pelos movimentos cardíacos, além de ser capaz de distinguir essa voltagem das outras captadas pelos eletrodos.

Se algum dos elementos ou acessórios do eletrocardiógrafo falhar ou não apresentar um desempenho adequado, o ECG pode sofrer alterações e causar erros de leitura e diagnóstico. É por isso que utilizar um equipamento de qualidade e confiável faz toda a diferença.

A Ferox oferece equipamentos de qualidade, capazes de minimizar interferências no eletrocardiograma e apresentar resultados mais precisos. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Print
7337 Rate this article:
4.0

Please login or register to post comments.

x